Inscrição

Home /

Preencha o formulário e indique este curso para um amigo.

Construção Civil

Gestão Empreendedora de Escritórios de Arquitetura e Engenharia

“Um curso completo de empreendedorismo e gestão para Arquitetos, Engenheiros e Designers que desejam adquirir as ferramentas chave para administrarem seus negócios e projetos com sucesso.”

Objetivos

1. Ajudar o profissional a iniciar ou expandir o seu escritório de serviços profissionais, aplicando os conhecimentos de Empreendedorismo, Gestão de negócios, Marketing e Planejamento estratégico;

2. Estruturar um plano para o seu novo escritório ou expansão do atual;

3. Apresentar metodologia para formulação de propostas comerciais de acordo com os parâmetros praticados nos melhores escritórios Arquitetura e Engenharia Consultiva;

4. Estruturar o planejamento dos trabalhos constantes na proposta para encaminhar e facilitar a gestão dos mesmos e do relacionamento com o cliente;

5. Formar uma visão interdisciplinar sobre gestão de projetos para que haja a integração entre as equipes envolvidas desde o projeto de arquitetura e complementares até a implantação da obra e entrega ao cliente;

6. Promover a melhoria contínua no desenvolvimento de projetos para aumentar a satisfação dos clientes e ampliar a participação do escritório no mercado;

7. Ajudar o profissional a reduzir custos de produção, melhorar a produtividade das equipes e crescer seu escritório garantindo a qualidade em seus projetos;

 

Conteúdo Programático

Tópico Empreendedorismo e Gestão de Negócios

Introdução ao empreendedorismo em serviços de arquitetura, engenharia design de interiores;

Análise do mercado e identificação de oportunidades;

Formatação do modelo de negócios e estratégias de mercado;

Formação de equipes, parcerias e rede de fornecedores;

Estratégias de Marketing e Vendas;

Análise e discussão das dúvidas de cada participante para fechamento dos planos individuais;

Tópico Propostas Comerciais e Orçamentos

Do que se trata uma proposta comercial;

Estratégias para elaboração de propostas comerciais;

Como planejar uma oferta de serviços;

O papel e uso dos manuais de orçamento para elaboração de propostas;

Orçamentos e formação de preço de serviços;

Assuntos intrínsecos à relação cliente x escritório;

Como usar a proposta para gerenciar seus projetos;

Os tópicos que nunca devem faltar em uma proposta comercial;

Modelos de propostas e contratos;

Tópico Gestão da Qualidade de Projetos

Introdução à gestão de projetos;

Tendências na gestão de projetos na construção civil;

Programas de gestão da qualidade;

Gerenciamento de projetos segundo o PMI/PMBOK;

Metodologia aplicada aos pequenos e médios escritórios;

Processos de produção, fluxogramas e formação de equipes;

Compatibilização de projetos;

Comunicação e documentação em projetos;

Planejamento e controle orçamentário de projetos;

Produção de manuais e checklists customizados para gestão da qualidade de projetos nos escritórios.

 

Metodologia

Aulas expositivas com áudio visual.

Análise de casos.

Discussão de planos pessoais.

Apostila e material exclusivo.

 

Instrutor: Joaquim Alvarenga Neto

Engenheiro, Master of Business Administration (MBA), magna cum lauda, pelo BABSON COLLEGE, USA. Fundador da ALVARENGA NETO Consultoria. Especialista em empreendedorismo, gestão de negócios e planejamento estratégico com mais de 20 anos de experiência em empresas de pequeno, médio e grande porte no Brasil e no exterior. Consultor, atuante em projetos de gestão estratégica, finanças e novos negócios. Docente em cursos de empreendedorismo, gestão empresarial e finanças para arquitetos, engenheiros e outros profissionais atuantes no mercado da construção civil. É professor no Instituto YCON de Formação Continuada desde 2007 e ministra cursos em parceria com o IAB,  SENAC, SINDUSCON, e outras entidades. Consultor credenciado do SEBRAE NACIONAL nas áreas de empreendedorismo, finanças e planejamento empresarial.

Público Alvo: Arquitetos, Engenheiros, Designers e estudantes que desejar atuar ou já atuantes em escritórios de serviços profissionais.

Certificação: Para participantes que tenham no mínimo 85% de frequência no curso, certificado de participação emitido pelo Instituto.

Horários: das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Locais:

RS: Largo Vespasiano Júlio Veppo, 77 – Centro | Porto Alegre | Brasil | 90035-040
 
SC: Av. Brasil, 1500 – Centro | Balneário Camboriú | 88330-901

 

Investimento por inscrição:

10% de desconto para inscrições feitas com antecedência de 7 dias da data inicial do curso.  (Desconto cumulativo com a política de descontos)
 
à vista R$ 890,00 
 
1+1 de  R$ 450,00 (entrada + parcela para 30 dias após o curso)
 
1+2 de R$ 303,00 (entrada + parcelas para 30 e 60 dias após o curso)
 
1+3 de R$ 230,00 (entrada + parcelas para 30,60 e 90 dias após o curso)
 
(faturamento somente após a confirmação da turma)
 
Pessoa físicacartão de crédito em até 4x
 
Pessoa jurídicaboleto bancário ou cartão de crédito em até 4x
 
Para depósito bancário antecipado ou boleto antecipado, entrar em contato no e-mail: inscricao@institutoattuale.com.br
 
Política de desconto*:

Para dois inscritos têm 5% de desconto.

Para três ou mais inscritos têm 10% de desconto.

Estudantes de graduação e professores têm 5% de desconto. (Apresentar documento ou carterinha de estudante com data no primeiro dia o curso.)

*Descontos não cumulativos.

Este curso pode ser contratado In company, consulte-nos.

 

Proposta Incompany

Saiba mais
Tenho interesse na próxima turma

Escolha uma data e inscreva-se

Instituto Attuale contato@institutoattuale.com.br 47 3369-9312
SSL

Preencha o formulário e receba nossa agenda de cursos.

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato com você.